Bougainville

cropped-img_20170718_113508063_hdr1.jpg

Talvez nenhuma outra espécie de planta tenha me acompanhado por tanto tempo. Lembro que quando criança costumava vê-las no jardim das pessoas, rente ao muro para que crescessem e toda a vizinhança pudesse apreciar as suas flores como ainda fazem, sabe? Ou ir a um espaço público como uma praça, por exemplo e me deparar com essas exuberantes plantas estendidas sobre alguma estrutura de madeira.

Ainda é comum vê-las assim como descrevi, sendo usadas como coberturas de muros ou apoiadas em estruturas, e sinceramente, eu não canso de olhar.

As bougainvilles, ou primavera ou três marias como pode vir a ser chamada é uma planta bastante rústica (eu já presenciei exemplares no sertão nordestino, que passa muuuuuuuuuuuuuuito tempo sem água da chuva e estavam lindas), que demanda poucos cuidados e que sem dúvida irá encantar a muita gente, seja pela facilidade no cultivo seja pela beleza de suas flores. Elas podem ser cultivadas diretamente no chão ou estar em vasos, possuem alguma variedade de cores em suas flores e ficam lindas nessa forma de cultivo também. Pra quem não tem grandes espaços, pode ser uma opção para colorir o seu cantinho.

img_20170718_113711415_hdr.jpg

Para a reprodução das plantas dessa espécie ela pode ser feita por semente (o processo é mais delicado e mais demorado) ou ainda por estaca do caule. Escolha um pedaço do caule que tenha mais ou menos a grossura do seu dedo mindinho, corte na diagonal, coloque um pouco de hormônio enraizador e voilá! pode plantar a sua primavera na terra.

Sendo plantas rústicas, recomenda-se que você as regue todos os dias da semana até pegar duas vezes por semana, no máximo quando pegas.

Costuma-se dizer que quando se mima demais essa espécie ela não dá flor, então controla essa mão nervosa aí! Rsrs. Com relação a adubação, adubo orgânico a cada três meses ou um adubo químico pra estimular a floração e o desenvolvimento já é o suficiente.

No mais é só deixá-la a sol pleno, quanto mais sol, mais flores.

E você, o que pensa sobre as Bougainvilles?

Até o próximo post e bom cultivo pra nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s